Dica do Fórum Fantástico 2023

O Fórum Fantástico celebra-se em Lisboa do 29 de setembro ao 1 de outubro de 2023

Sobre o Fórum Fantástico

O Fórum Fantástico é uma convenção em língua portuguesa de estilo informal, dedicada ao género fantástico e organizada pela Épica, Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes. O Fórum Fantástico celebra-se anualmente em Lisboa a partir do ano 2005, com as únicas interrupções de 2009, 2015 e 2020, o que faz que a edição do ano 2023 seja a 16ª – para mim, a undécima. Esta edição conta com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar, da Câmara Municipal de Lisboa e da Rede BLX – Bibliotecas Municipais de Lisboa

Sítio na teia de aranha de amplitude mundial

O sítio do Fórum Fantástico, um blogue de WordPress, está disponível desde 2006 no endereço http://forumfantastico.wordpress.com/ . A convocatória e programa da edição de 2023 publicam-se no 21 de setembro, com 8 dias de antecedência.

O sítio do Fórum Fantástico. Os direitos de autor correspondem aos
seus autores

O sítio é complementado por:

  • Uma página em Facebook, na que publica-se informação frequentemente e que informa da edição do 2023 a partir do 29 de março, com exatamente seis meses de antecedência.
  • Um perfil em Instagram, que ainda que tem a descrição sem atualizar (mostra as datas da edição de 2022), publica informação frequentemente e informa da edição do 2023 a partir do 29 de maio, com exatamente quatro meses de antecedência.

Sé do Fórum Fantástico e como chegar

Nos seus dezanove anos de história, o Fórum Fantástico tem-se celebrado em vários lugares de Lisboa; ora em Moscavide, ora no Bairro Alto, mais a sé habitual e também a de 2023 é a Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, situada na Estrada de Telheiras. A Biblioteca conta com um pátio, várias pequenas salas de leitura, uma pequena sala de exposições e um auditório bem equipado com ecrã para projeções, aparelhagem de som e uma sofisticada equipa de iluminação. Os atos do Fórum Fantástico realizam-se em todos estes espaços. As salas de leitura têm o inconveniente de ter más condições acústicas: por não terem portas, escutam-se as conversas nos corredores próximos, e por terem as janelas abertas por causa da temperatura, escuta-se um bocadinho de ruído da rua, tudo o qual dificulta a audição

Chegar por estrada à Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro é bem fácil: tomar a 2ª circular de Lisboa em direção oeste e continuar à fronte até ver uma saída à direita com um sinal que indica a biblioteca, na esquina coa azinhaga das galhardas. Como a 2ª circular de Lisboa começa justamente ao final da autoestrada A1, a indicação é válida também para qualquer condutor que tome a A1 em direção a Lisboa. E como a autoestrada A1 começa na Via de Cintura Interna do Porto, que é uma via de Möbius que vai dar a A1 em qualquer dos dois sentidos, a indicação é válida também para qualquer via que dê para a Via de Cintura Interna do Porto, por exemplo a A3 que começa em Valença, na beira do Minho. No Império Romano, todos os caminhos levam a Roma; na República Portuguesa, todos os caminhos levam a Lisboa

Pessoal

A Biblioteca Orlando Ribeiro tem o seu próprio pessoal administrativo e de segurança que atende amavelmente aos visitantes, dá acesso à Wi-Fi e restitui as máquinas fotográficas esquecidas; e o auditório conta com pessoal técnico responsável do som, a iluminação e as projeções. Além disso, a Biblioteca conta com uma máquina que oferece café quente e bebidas frias, e no vestíbulo do Auditório está disponível um serviço de bar, com cafés, chás e natas. E além disso estão os moderadores e organizadores do Fórum Fantástico.

  • A respeito dos moderadores dos eventos, o programa nomeia a Rogério Ribeiro, João Morales, João Miguel Lameiras, Jorge Martins Rosa, Rita Santos, Miguel Jorge, Jõao Marques, Palulo Morgado e Hugo Gomes.
  • A respeito dos organizadores, o programa não nomeia qualquer um; mas são visíveis Rogério Ribeiro, Miguel Jorge, João Morales e João Campos.

Em concordância com o estilo informal do Fórum, o pessoal não veste peça nem crachá que o identifique; se bem sempre há um por perto

Prémios

Nas edições do Fórum Fantástico entregam-se de maneira habitual vários prémios:

  • Prémios Adamastor, organizados pelo Colectivo Trëma e elegidos por voto universal durante o Fórum Fantástico.
  • Prémio António de Macedo, organizado pela editorial Divergência.
  • Prémio Ataegina, organizado pelo sítio Imaginauta, o Fórum Fantástico, a Editorial Divergência e The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction.

Postos

Postos de venda de livrarias e editoriais acham-se instalados no vestíbulo do Auditório, e o maior deles acha-se no pátio baixo dum toldo.  Segundo o programa, são de Convergência, Dr Kartoon, Future Fiction, Gorila Sentado, Escorpião Azul, Pop*Manga e Ala dos Livros

Exibições

No espaço de exposições da Biblioteca oferece-se a exposição, com originais da obra de banda desenhada Mundo Maravilhoso, criada por João Marques e Fernando Lucas a partir do romance de Rui Cordeiro.

Programa

O programa de atos inclui painéis, conversas, tertúlias, palestras, apresentações, atelieres (workshop), aulas magistrais (masterclass), jogos, ludodramas, animações, e até a gravação dum vídeo de YouTube e duma emissão encapsulada (podcast)O que nesta edição não há é audiovisuais. A pontualidade não é muita, com 15 minutos de demora a ser habituais e às vezes mais do que isso.

O Fórum Fantástico é uma convenção aberta, de entrada livre. Por essa razão os assistentes não recebem crachás nem bolsa de boas-vindas, mas sim a folha com que mostra o programa e o cartaz.

O cartaz criado por Miguel Jorge e Pedro Daniel

O programa do primeiro dia

O programa do segundo dia

O programa do terceiro dia

A seguir, o programa acompanhado de comentários nos atos que o autor pode referir

Atividades da sexta-feira 29 de setembro

15:00 Sessão de Abertura: Fórum Fantástico 2023. Local: Auditório.

15:30 Painel: Pokemon Go e os Jogos de Realidade Aumentada. Com Patrícia Pimenta, Ricardo Correia e Sara Serpa.  Local: Auditório.

16:15 Apresentação: Os 10 Anos da Escorpião Azul e mais além. Com Jorge Deodato e Sharon Mendes. Lançamento de Miguel Santos. Local: Auditório.

17:00 Apresentação: Os Melhores Contos da Fábrica do Terror. Com Sandra Henriques, Ricardo Alfaia, Francisco Horta, Cláudio André Redondo e António Bizarro. Local: Auditório.

17:30 Inauguração da Exposição: Mundo Maravilhoso. Local: Sala de Exposições, Piso 0 da Biblioteca.

18:00 À Conversa sobre o Mundo Maravilhoso. Com Rui Cordeiro, João Marques e Fernando Lucas. Local: Auditório.

18:30 Painel: O Fantástico e o Absurdo. Com Manuel Pureza e Paulo Morgado. Local: Auditório.

19:15 Palestra: Tafofilia, cemitérios enquanto espaços de cultura, arte e conhecimento. Com Gisela Monteiro.  Local: Auditório.

Atividades do sábado 30 de setembro

10:30 Masterclass “Então queres editar um livro?”. Com Miguel Jorge e Rui Cordeiro. Local: Auditório.

O Miguel Jorge interroga ao autor Rui Cordeiro sobre a sua experiência a editar, os passos a seguir e os serviços que ele contratou.

De esquerda a direita, Rui Cordeiro e Miguel Jorge

10:30 Animação: Steampunk. Com Liga Steampunk. Local: Pátio.

10:30 Animação: Batalha de Artistas. Para maiores de 12 anos. Apoio da Faber-Castell. Local: Pátio.

11:00 Painel: Conversa dos Bonecos. Com Pedro Pimenta e convidados-surpresa. Local: Sala Juvenil.

11:15 Lançamento: In the Dust of Our Planet #2. Com Daniel da Silva Lopes (Ed. Gorila Sentado). Local: Auditório.

Lançamento do segundo projeto de financiamento coletivo (crowdfunding) “In the Dust of Our Planet”, depois do sucesso do primeiro

11:30 Gravação ao vivo: Casa dos Bonecos. Com Madalena, Patrícia e Pedro Pimenta. Local: Sala Juvenil.

11:45 Palestra: Sense of Wander. Com Francesco Verso. Local: Auditório.

Ato realizado em inglês. O autor italiano Francesco Verso analisa a situação atual da cultura, com o monopólio cultural anglo-saxónico a tentar se impor em todo o mundo, o que ele chama White hole. Verso não aprofunda nas causas desta situação; ele simplesmente defende consumir produtos culturais doutras origens, eis o Sense of wander (sentido da vadiagem) do título que alude ao Sense of wonder (sentido da maravilha) caraterístico da ficção científica. Lamentavelmente, o tempo disponível é insuficiente e a palestra fica interrompida no mais interessante.

Francesco Verso a explicar o conceito Sense of wander

14:00 Animação: Lure Party Pokémon Go! Com Pokémon Go Portugal. Local: Pátio/Exterior.

14:00 Animação: Steampunk. Com Liga Steampunk. Local: Pátio.

14:00 Painel: Percursos de Escrita. Com Bruno Martins Soares, Diana Pinguicha e Mafalda Santos. Local: Auditório.

Os três autores falam da sua labor, da sua eleição de géneros, e de como afrontaram o desafio de escrever num género distinto

14:00 À Conversa sobre Videojogos. Com João Campos e Ricardo Correia. Local: Piso 0 da Biblioteca.

14:30 Workshop “Técnicas de Ilustração (marcadores e lápis)”. Oficina de ilustração. Com Marisa Silva. Local: Sala Juvenil.

14:30 Workshop “A.D. 2233, A Desforra Feminista. Da Ficção Especulativa aos Jogos Narrativos”. Oficina de cenários para jogos narrativos. Com Sérgio Mascarenhas. Local: Piso 1 da Biblioteca.

14:45 Painel: Teatro Imersivo, A Morte do Corvo. Com Nuno Moreira, Lia Goulart e Leonardo Dias. Local: Auditório.

O ato está moderado pelo diretor teatral Paulo Morgado, que conduz o ato de maneira semelhante ao ato dedicado ao teatro fantástico na edição anterior do Fórum, interrogando aos atores sobre o teatro imersivo e o projeto A Morte do Corvo. Um ato de muito interesse, ainda que a intervenção de Lia Goulart e Leonardo Dias é muito reduzida.

De esquerda a direita, Leonardo Dias, Lia Goulart, Nuno Moreira e Paulo Morgado

14:45 Apresentação: Storytelling nos Videojogos. Com Calebe Mota e Ricardo Cesteiro. Local: Piso 0 da Biblioteca.

15:00 Animação: Corrida de Bules de Chá. Com Imaginauta.  Local: Pátio.

15:15 Painel: Banda Desenhada Fantástica. Com Jorge Deodato, Pepedelrey, Rita Alfaiate e Sharon Mendes. Local: Auditório.

15:15 Painel: European SF Publishing and Promotion. Com Francesco Verso, Gabriela Campbell e José António Cotrina. Local: Piso 0 da Biblioteca.

O ato, moderado por Rogério Ribeiro, realiza-se em inglês e dedica-se aos pormenores e dificuldades da promoção de obras originais de línguas europeias distintas do inglês, mas não chega a aprofundar na situação da ficção científica europeia e o seu futuro.

De esquerda a direita, Francesco Verso, Gabriela Campbell, José António Cotrina e Rogério Ribeiro

16:00 Lançamento: A Era da Ruína. Com Filipe Faria (Ed. Presença). Local: Auditório.

16:00 Lançamento: O Pacto com o Diabo. Com João Cerqueira (Ed. Divergência). Local: Piso 0 da Biblioteca.

O editor Pedro Cipriano apresenta o autor João Cerqueira e o seu novo romance, “O Pacto com o Diabo”, uma nova abordagem dum tema de sempre

16:00 Tertúlia de Cosplay. Com Leo Pinela e Asheria. Local: Pátio.

16:30 Apresentação: Lisboa Noir. Com Luís Corte-Real (Ed. Saída de Emergência). Local: Auditório.

16:30 Apresentação: Imaginauta. Com Carlos Silva e Edgar Ascensão. Local: Piso 0 da Biblioteca.

17:00 Apresentação: A Colheita de Samhein. Com José António Cotrina (Ed. Ala dos Livros). Local: Auditório.

O autor José Antonio Cotrina fala da sua obra “A Colheita de Samhein” e os mitos dos que nutre-se, com o moderador a traduzir ao português

17:00 Apresentação: As Aventuras Mágicas de Matilde. Com Patrícia Furtado (Ed. Nuvem de Letras). Local: Piso 0 da Biblioteca.

17:30 Painel: Inteligência Artificial e Robótica na Formação e Informação. Com José Vegar, Marco Neves e Rui Grilo. Local: Auditório.

Ato muito interessante dedicado às inteligências artificiais criadoras de conteúdos e aos seus avanços

17:30 Painel: Mercado Português de Jogos Narrativos: Onde pára, quem o encontra? Com Sérgio Mascarenhas, José Hartvig de Freitas e Carlos Silva. Local: Piso 0 da Biblioteca.

18:15 Painel: O Homem que Mordeu os Artistas. Com Luís Louro, Marisa Silva, Miguel Jorge, Nuno Markl e Patrícia Furtado. Local: Auditório.

18:15 Gravação ao vivo: Podcast Split Chicken. Com Ricardo Correia e Rui Parreira. Local: Piso 0 da Biblioteca.

19:00 Da Voz Humana: Leituras Encenadas de Isabel Meyrelles.  Com Ruy Malheiro e Escola de Mulheres – Oficina de Teatro.  Introdução por Ricardo Clara Couto e Paulo Morgado.  Local: Auditório.

Nesta interpretação teatral os atores declamam os poemas de Isabel Meyrelles, ora cínicos, ora apaixonados, mas sempre brilhantes. Uma excelente mistura de teatro e poesia.

Momento da interpretação

20:30 Jantar dos Velhos do Califa.

Jantar realizado na Churrascaria Campo Grande, com participação de mais de trinta comensais

Atividades do domingo 1 de outubro

14:30 Animação: Pokémon Go! PvP. Com Circuito Português de Pokémon Go. Local: Pátio/Exterior.

14:30 Painel: Cinema, 1982 vs 2022. Com Nuno Reis, Samuel Andrade, Sandra Henriques e Virgínia Barbosa. Local: Auditório.

Animada tertúlia que compara a produção de cinema fantástico dos anos 1982 e 2022. O ano 2022 ganha em quantidade, mas o ano 1982 ganha na relevância dos filmes. O tema é interessante, mas a tertúlia fica um bocadinho escassa de energia.

De esquerda a direita: Desconhecida, Sandra Henriques, Samuel Andrade, Virgínia Barbosa e Nuno Reis

14:30 Palestra: O Horror e as suas variantes. Com Samir Karimo.  Local: Piso 0 da Biblioteca

14:45 Palestra: Revisitando os clássicos do Terror. Com António Monteiro. Local: Piso 0 da Biblioteca.

15:00 Animação: Star Wars. Com Star Wars Club Portugal. Local: Pátio.

15:00 Workshop “SINtra: Cria o teu Monstro”. Oficina de ilustração. Com Inês Garcia e Tiago Cruz. Local: Sala Juvenil.

15:00 Workshop “Programar Pixel Art com ImagiCharms”. Oficina de programação. Com Artur Coelho. Local: Piso 1 da Biblioteca.

15:00 Ludodrama. Demonstração de jogos narrativos. Com Sérgio Mascarenhas. Local: Pátio.

15:15 Lançamento: O Pacto (Prémio António de Macedo 2022). Com Nuno Gonçalves (Ed. Divergência). Local: Auditório.

15:15 Apresentação: Olhar o Medo. Com António Araújo e José Carlos Maltez. Local: Piso 0 da Biblioteca.

15:45 Painel: Banda Desenhada Fantástica. Com Carlos Páscoa, Liliana Gaito e Rafael Picamilho. Local: Auditório.

15:45 Painel: Brincar com a História. Com AMP Rodriguez e Diana Pinguicha. Local: Piso 0 da Biblioteca.

16:15 Painel: Natália Correia, a Ficção Científica e o Teatro (ou a Ficção Científica no Teatro). Com Armando Nascimento Rosa, Fábio Nóbrega Vaz e Patrícia Paixão. Local: Auditório.

16:15 Painel: Algo de novo no Horizonte para a FC? Com Luís Filipe Silva e Pedro Daniel. Local: Piso 0 da Biblioteca.

16:30 AI: Rise of the Machine. Demonstração de jogos narrativos. Com Rui Anselmo. Local: Piso 1 da Biblioteca.

16:45 Lançamento: O Corvo e O Silêncio dos Indecentes. Com Luís Louro (Ed. Ala dos Livros). Local: Auditório.

16:45 Painel: CliFi, Ficção Climática. Com Francesco Verso, Rui Cordeiro e Teresa Botelho. Local: Piso 0 da Biblioteca.

Ato realizado em inglês sobre novas obras de ficção científica nas que o eixo da trama reside nas mudanças climatéricas. Fala-se de histórias post-apocalípticas, mas também de solar-punk e de como a humanidade mudará após a crise climatérica

17:15 Lançamento: Há Quem Queira que a Luz se Apague. Com Mário Freitas, Derradé e Beatriz Duarte. Local: Auditório.

17:45 Painel: Inteligência Artificial e Robótica na Criatividade. Com Artur Coelho, Mário Freitas e Rui Eduardo Paes.  Local: Auditório.

18:30 Entrega dos Prémios Adamastor, Prémio António de Macedo e Prémio Ataegina. Com Fórum Fantástico, Trëma, Divergência e Imaginauta. Local: Auditório.

Nesta cerimónia Pedro Cipriano encarrega-se da entrega dos seguintes
prémios:

  • Prémio António de Macedo 2023: Nuno Ferreira.
  • Prémio Ataegina 2023: Biografia Não Autorizada de uma Revolução, de Jorge Santos.

A seguir, os organizadores do Fórum Fantástico entregam os Prémios Adamastor 2023:

  • Prémio de Literatura Fantástica Estrangeira: “A Colheita de Samhein”, de José Antonio Cotrina.
  • Prémio de Ficção Fantástica em Banda Desenhada: “Dragomante vol. 2”, de Filipe Faria e Manuel Morgado.
  • Prémio de Ficção Fantástica em Conto: “Anfitrite”, de Maria Varanda.
  • Grande Prémio de Literatura Fantástica Portuguesa : “Sangue – Uma Antologia Portuguesa”, coordenada por Carolina Sousa.

Autores e coordenadora da antologia Sangue entremeados com os
organizadores do Fórum Fantástico

Conclusões

O Fórum Fantástico volve a oferecer uma ótima experiência, combinando literatura, banda desenhada, jogos, videojogos e teatro. Se alguma coisa falta este ano, é apenas os audiovisuais. O resultado, um festival que equilibra maravilhosamente formatos e temáticas. A assistência, que calculo por volta de duzentas pessoas, é adequada para se sentir confortável no espaço da Biblioteca Orlando Ribeiro. Mais uma vez, o Fórum Fantástico é o evento português onde brilham a literatura e a banda desenhada do género fantástico.

Esta entrada foi publicada em Banda desenhada, Estudamos português, Literatura, Poesia, Romance. ligação permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.