Adeus, Twitter

Estudamos português é uma família de sítios na teia de aranha de amplitude mundial.  Além do blogue de WordPress, existem a página em Facebook e três perfis: LinkedIn, Tumblr e Twitter.  Três?  Não, já são só dois: fechamos o perfil de Twitter. Mas porquê?

Estudamos português é uma iniciativa desinteressada – nunca ganhamos, nem pretendemos ganhar, dinheiro com ela.  Mas então, já que é desinteressada, no mínimo esperamos que os nossos conteúdos sejam públicos, visíveis para todos.

Já encontramos problemas em 2019: o 6 de janeiro, em vez dum bolo rei, achamos que a página em Facebook deixou de estar publicamente visível e somente era possível vê-la iniciando sessão.  Naquela altura lançamos um ultimato: se a nossa página de Facebook não recuperava a visibilidade pública, fechar-se-ia no prazo dum mês.  Felizmente, Facebook solucionou o problema.

No último mês de julho de 2023, muitas coisas mudaram em Twitter, começando pelo nome que passou a ser X; mas o pior foi que o perfil de Estudamos Português deixou de ser público.  Justo quando parece que a página de início vai ser mostrada, aparece uma redireção a um formulário que exige iniciar sessão antes.

Mesma situação, mesma reação: se o nosso perfil de Twitter não recuperava a visibilidade pública, fechar-se-ia no prazo dum mês.

Então encontramos a hilariante ajuda do Twitter.  Se na nossa página de início clicamos em “Mais”, mostra-se um menu; se neste menu clicamos em “Configurações e suporte”, mostra-se um sub-menu; se neste sub-menu clicamos em “Central de Ajuda”, chegamos ao “Help Center“.  Pois, este “Help Center” mostra muitos artigos para problemas específicos, mas não permite introduzir qualquer petição.

Em baixo da página, mostra-se a mensagem “Stay in touch” (Esteja em contacto), que nos propõe seguir a conta @twittersupport :

Pois, se clicamos no botão para seguir a conta @twittersupport, o que achamos é que “Essa conta não existe”:

Mais ainda fica esperança.  Acima à direita da página Central de Ajuda, mostra-se o botão “Contact Us“.

Se clicamos em ele, vamos a uma página muito parecida, com artigos de ajuda mas zero maneiras de contactar com os administradores.

O botão “Contact Us” é, portanto, uma mentira.  Mas ainda fica uma esperança: esta página, em baixo, junto a outro anúncio da falsa conta @twittersupport mostra mensagens duma conta chamada simplesmente Support, @Support. Esta conta sim que existe!

Mas se intentamos enviar-lhe uma mensagem a esta conta, o que achamos é que “Não é possível enviar mensagens a @Support”.

Em síntese, na “Central de Ajuda” de Twitter não há qualquer maneira de pedir ajuda.

Infelizmente, o mês passou e Twitter não solucionou o problema.  Portanto, o que resolvemos é fechar a nossa conta em Twitter, uma conta que existia desde 2020, e publicar este artigo para os nossos seguidores saber que a conta de Estudamos Português em Twitter, @Estudamosportu1 , já não existe mais.

Adeus, Twitter.

Esta entrada foi publicada em Estudamos português. ligação permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.