Corretores de língua portuguesa

Neste artigo falamos de ferramentas informáticas de ajuda para a língua portuguesa, nomeadamente corretores ortográficos, gramaticais, sintáticos e de hifenização.

resizedimage150150-VERO-logxProjeto VERO – VERificador Ortográfico.  VERO define-se como VERificador Ortográfico e gramatical, e hifenizador, em Português, com Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.  O projeto está mantido pela comunidade brasileira do LibreOffice, sob licença dual LGPL e MPL.

A versão 3.0, que inclui verificador gramatical, ortográfico e hifenização, está disponível em português do Brasil para LibreOffice e OpenOffice, versão 3.3 em diante.

A versão 2.1.2 está disponível:

Logo-CoGrOO-banner1CoGrOO é um corretor gramatical em português do Brasil para LibreOffice e OpenOffice com licença Apache.  O projeto tem presença em Facebook e Twitter, e está promovido pelo Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), e está mantido pela sua própria comunidade, CoGrOO Comunidade.  A versão atualmente disponível é a 4.0.0.

naturaProjeto Natura define-se como um pequeno grupo de investigação em Processamento de Linguagem Natural do Departamento de Informática da Universidade do Minho.  Desenvolve muitas ferramentas de processamento de linguagem natural, mas cá vamos falar somente dos dicionários utilizados para correção ortográfica e análise morfológica, que estão desenvolvidos sobre o Vocabulário Ortográfico do Português disponibilizado pelo Portal da Língua Portuguesa do que já temos falado neste blogue.  As ferramentas são as seguintes:

microsoftMicrosoft produz sob licença proprietária o conjunto de aplicativos de pago Office, que no pacote de cada idioma inclui o corretor ortográfico.  As três últimas edições de Office são a de 2007, a de 2010, e a de 2013 que é a primeira em conformidade com o acordo ortográfico de 1990.  Para estas edições Microsoft oferece o seguinte:

Logo_FLIPFLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa define-se como um pacote de ferramentas de revisão e auxílio à escrita em português.  Está disponível para português europeu e para português do Brasil, e além disso inclui léxicos de variedades diferentes do português, nomeadamente para o português de Angola, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor-Leste.  Conta com aplicação opcional do Acordo Ortográfico, e está desenvolvido pela empresa lisboeta Priberam.

  • FLiP 9 está disponível para computadores com sistema operativo Microsoft Windows 8, 7 (SP1), Vista (SP2), XP (SP3), Server 2012, Server 2008 (SP2) ou Server 2003 (SP2).
  • FLiP 4 está disponível para computadores com sistema operativo Apple Mac OS X versão 10.7 (Lion) ou versão 10.8 (Mountain Lion), em versões separadas para português europeu e português do Brasil.
  • Corretor do FLiP para o Acordo Ortográfico está disponível para computadores com sistema operativo Microsoft Windows 7, Vista (SP2), XP (SP3), Server 2008 (SP2) ou Server 2003 (SP2).
  • Dicionário Priberam está disponível para computadores com sistema operativo Microsoft Windows 7, Vista (SP2), XP (SP3), Server 2008 (SP2) ou Server 2003 (SP2).
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Língua portuguesa. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s