Poesia em português: Silvia Capón

Silvia_Capón

Silvia Capón na apresentação de Sete ch’iens a um posso na Aula Magna da Escola Oficial de Idiomas de Vigo (Galiza, Espanha)

Silvia Capón Sánchez, conhecida por simplesmente Silvia Capón, é poetisa, professora de português e tradutora juramentada do duo de línguas português/espanhol.

Galega, ela tem presença na teia de aranha de amplitude mundial em Facebook, LinkedIn, Google+, Twitter, Fale Português, Sonico e no seu blogue de poesia Somos orvalho.

De maneira excecional, por primeira vez nos onze artigos da categoria de Poesia em português não proporcionamos o ano de nascimento da nossa protagonista.

Capa do livro Sete ch'iens a um posso, realizada por Patrizia AcebesO seu primeiro livro, Sete ch’iens a um posso, tem sido publicado por Através Editora com licença Creative Commons.

O desenho da capa é de Patrizia Acebes.

O conteúdo é poesia sem métrica nem rima, se calhar prosa poética.

Atualizado.  Neste artigo publicou-se, no início, um poema que não procedia do livro nem tinha licença Creative Commons.  No seu lugar, publicamos outro poema.

alguem

Um dos fragmentos da cópia hológrafa de Sete ch’iens a um posso partilhada por Silvia Capón com os assistentes

alguém

subo pelas hastes, sim, a custo. como um guerreiro descubro ter sangue nas veias e cuspe na boca. há dias em que as espirais são mais antigas e phi só conta para trás em infinita corrupção da vontade, como um espelho da infância a puxar pelo caráter, esse jugo cujas setas são as memórias vertebrais, o hábito de temer de tantas maneiras como areias tem a praia, sendo que a praia não é o grão de areia, e assim os medos são todos uno. medo porque enquanto conto as areias e enterro as conchas mortas, alguém voa longe e eu sinto a penugem que deixa no caminho e se enfia nas concavidades minhas como um grito agudo, alguém que não me deixa, que não me larga, alguém que me fere à distância em que digo não de novo, alguém que foge do destino, alguém que somos todos e por isso também sou eu.

* * *

Para finalizar, nesta categoria de Poesia em português estamos acostumados a incorporar um vídeo de YouTube com a recitação ou musicalização do poema, mas infelizmente neste caso apesar de fazer uma longa pesquisa não achamos nenhuma.  Em vez disso, selecionamos um vídeo em Bambuser da apresentação do livro na livraria A lus do Candil de Arteixo.  Façam clic na imagem de debaixo para ligar para o vídeo, no que eventualmente recitam-se poemas.

lus_do_candil

Apresentação do livro Sete ch´iens a um posso de Silvia Capón na livraria Á lus do candil de Arteixo

Esta entrada foi publicada em Literatura, Poesia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s