Dica do romance Assassinatos na Academia Brasileira de Letras

Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, por Jô Soares (2005).  Editorial Presença.  Lisboa, 2ª edição, 2006.  Capa de Catarina Sequeira Gaerias.

Assassinatos_na_academia_brasileira_de_letras

Esta entrada foi publicada em Literatura, Romance. ligação permanente.

Uma resposta a Dica do romance Assassinatos na Academia Brasileira de Letras

  1. Assassinatos na Academia Brasileira de Letras é um romance policial do brasileiro Jô Soares, comentado aqui na sua edição portuguesa. Mas Assassinatos na Academia Brasileira de Letras é também, na ficção, um romance do personagem Belizário Bezerra; um jogo de ficção dentro da ficção pela parte de Soares. Soares localiza a história no Rio de Janeiro de abril e maio de 1924, e descreve o ambiente e acontecimentos de 1924 de maneira pormenorizada, especialmente nessa Academia que intitula o livro; mesmo usa a linguagem da época incorporando à narração artigos de imprensa.

    O romance desenvolve-se através de pesquisas, com um estilo parecido aos romances de Sherlock Holmes escritos por Arthur Conan Doyle (por exemplo O vale do terror) no que o comissário Machado Machado e o doutor Gilberto de Penna-Monteiro fazem os papeis de Sherlock Holmes e doutor Watson. A história tem também a sua parte de ficção histórica, que envolve uma seita de envenenadores ligada à história de Portugal e a sua monarquia, um bocadinho ao estilo de Dan Brown. E tem também a sua parte sexual, com as relações sexuais que vão entrando na história, algumas hilariantes. A história não é, na verdade, uma comédia; mas Soares narra de maneira engraçada e põe-lhe pinceladas de comicidade, com personagens surpreendentes.

    Soares vai oferecendo ao leitor as pistas obrigadas que permitem resolver o mistério, ainda que alguma coisa fica pouco explicável como o assassinato no comboio. Também não se compreende a hesitação dos protagonistas quando descobrem o meio dos assassinatos e não reparam em que apenas um personagem é que pode ser o assassino.

    Resumindo, um entretido romance policial com divertidas pinceladas de comicidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s