Poesia em português: Guimarães Júnior

guimaraes_juniorLuís Caetano Pereira Guimarães Júnior, conhecido simplesmente por Guimarães Júnior, é um literato carioca nascido em 1845 e morto em 1898.  Além de literato, é diplomata e ministro e serve em Santiago de Chile, Roma, Lisboa e Venezia; igual que no caso de Francisco Otaviano, perguntamos-nos se incluir na relação das suas obras os discursos, leis e tratados.  Mas em relação com a literatura, os seus movimentos são o romantismo e o parnasianismo, e é membro fundador da Academia Brasileira de Letras.  As suas obras literárias, das quais algumas ficam disponíveis em Wikisource, dividem-se em três géneros:

  • Poesia: Corimbos, Noturnos, Sonetos e rimas.
  • Teatro: Uma cena contemporânea, As quedas fatais, André Vidal, As jóias indiscretas, Um pequeno demônio, O caminho mais curto, Os amores que passam, Valentina.
  • Romances e contos: Lírio branco, A família agulha, Filigranas, Contos sem Pretensão.

Da sua obra poética, escolhemos o seguinte poema:

Visita à casa paterna

Como a ave que volta ao ninho antigo,
Depois de um longo e tenebroso inverno,
Eu quis também rever o lar paterno,
O meu primeiro e virginal abrigo:

Entrei. Um gênio carinhoso e amigo,
O fantasma talvez do amor materno,
Tomou-me as mãos,- olhou-me, grave e terno,
E, passo a passo, caminhou comigo.

Era esta a sala…(oh! Se me lembro! E quanto!)
Em que da luz noturna à claridade,
Minhas irmãs e minha mãe…O pranto

Jorrou-me em ondas… Resistir quem há de ?
Uma ilusão gemia em cada canto,
Chorava em cada canto uma saudade.

Esta entrada foi publicada em Literatura, Poesia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

