Poesia em português: Gonçalves Dias

Antônio Gonçalves Dias

Retrato de Antônio Gonçalves Dias, por Édouard Viénot

Antônio Gonçalves Dias, conhecido como simplesmente Gonçalves Dias, é um literato nascido no 1823 em Caxias (no estado brasileiro do Maranhão) e morto em 1864.  Algumas das suas obras ficam disponíveis em Wikisource, e também algumas delas estão disponíveis em LibriVox em formato audiolivro.  Gonçalves Dias cultiva muitos géneros:

  • Jornalismo.
  • Etnografia e História: O Brasil e Oceania, História Pátria.
  • Teatro: Patkull, Beatriz Cenci, Leonor de Mendonça e Boabdil.
  • Romance: Meditação (fragmento), Memórias de Agapito, e Um Anjo.
  • Poesia: Primeiros Cantos, Segundos Cantos, Últimos Cantos, Os Timbiras, Cantos e Lira Varia.

Da sua obra, ficamos com o poema que virou tão célebre que dois dos seus versos são citados no hino brasileiro.

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Escutamos cá o poema posto em música pelo cantor Nelson Dejanny, demonstrando que no Brasil ainda os temas tristes como o exílio dão para canções alegres.

Esta entrada foi publicada em Literatura, Poesia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

