Poesia em português: Márcio-André

Marcio-André

Marcio-André na Aula Magna da Escola Oficial de Idiomas de Vigo (Galiza, Espanha)

Márcio-André de Sousa, conhecido como Márcio-André, é um escritor e artista visual e sonoro.  Carioca, nascido em 1978, ele escreve livros de poesia e ensaio e realiza performances nas que funde palavra, sonidos e projeção de imagens.  Na teia de aranha de amplitude mundial, além do seu próprio sítio tem presença em Twitter, Myspace e Blogger.

Na Escola Oficial de Idiomas de Vigo tivemos o prazer da sua visita o 19 de março de 2013. Com a sua licença, neste blogue publicamos um dos seus poemas, Joia, com o seu próprio desenho visual.

Joia

Nota do autor: algo inspirado nos quadrados mágicos da idade média, este soneto-poliedro tenta reproduzir, através de quatorze imagens (distribuídas em 7+7 versos entrecruzados), a forma prismática de uma jóia lapidada, sobretudo no que se refere ao feitio não unívoco de sua visão geral, tal como acontece com as pedras preciosas que mudam seu aspecto conforme o ângulo em que se a observa. Seus versos podem ser lidos da esquerda para a direita e de cima para baixo, sem ordem fixa. Pode-se pular os versos ou intercambiá-los, alterando a ordem do poema e mesmo encontrando outras possíveis leituras internas e fragmentárias. A partir disso, quis criar um paralelo com o lance de dados mallarmaico, uma vez que a joia burilada é também esse dado que “assente sorte alguma”. Pois, como a palavra “joia” possui origem na palavra latina “jocus” (jogo), busquei sempre manter o poema no horizonte do lúdico, jogando em seus diversos níveis de concepção.

Vemos cá uma performance de Márcio-André baseada no poema:

Esta entrada foi publicada em Literatura, Poesia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s